Informações do Post - - Enium Criação de Sites - - 30 de abril de 2015 | - 3:44 - - Home » - - Sem Comentários

SSP realiza curso em parceria com o Consulado dos Estados Unidos

Foto SSP

Foto SSP

A Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Recife (PE) realiza nos dias 28 e 29 de abril na Academia de Polícia Civil (Acadepol) um curso com o tema “Prevenção à Fraude de Documentos de Viagem, Detecção de Impostores e Tendências Migratórias”. O curso é voltado para policiais civis, militares, federais, rodoviários federais e demais órgãos de segurança e será ministrado por funcionários do Consulado e por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos.

O curso tem oito horas/aula e visa proporcionar noções básicas sobre análise do passageiro, avaliação dos fatores de segurança de documentos de viagem e conhecimento sobre tendências regionais de fraude. De acordo com o cônsul-geral, Richard Reiter, o consulado americano do Recife aprova cerca de 96% dos pedidos de visto de entrada nos EUA.

Segundos ele, o consulado atende toda região Nordeste do Brasil, com exceção da Bahia. “O Nordeste tem registrado índices de falsificação de dólares americanos, vistos e passaportes, por isso cursos como esse são fundamentais para ampliarmos o conhecimento”, disse.

Para o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Jocélio Fróes, o curso tem uma importância muito grande para as instituições de segurança pública. “As pessoas que estão aqui não vem aprender apenas sobre a falsificação do passaporte americano e do dólar. Esse conhecimento pode ser aplicado a qualquer outra moeda; além disso, vamos conhecer os mecanismos de funcionamento da migração ilegal, que hoje acontece com muita freqüência também no Brasil”, explicou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Everton Santos, disse que oportunidades de aprender com policiais de outros países fortalecem a segurança pública. “Em 2001, tive oportunidade de fazer um curso nos Estados Unidos e no Canadá e ficamos muito impressionados com a cultura policial desses países. Lá o policial precisa passar por um curso de formação de cerca de cinco para estar apto a exercer suas atividades”, disse.

Ementa – Os alunos irão conhecer nesses dois dias ítens de segurança de passaporte padrão ICAO – qualidade da capa, reações à luz UV, uso de lupa, microimpressão, dígito verificador da página biográfica e etc; ítens de segurança do visto de turismo estadunidense; perfil de passageiro; técnicas para identificar um impostor; tendências migratórias nos aeroportos brasileiros; estudo de casos, entre outros.

Também prestigiaram a solenidade membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Aracaju, Assembleia Legislativa, demais órgãos da SSP, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

 

Deixe uma resposta