Palestras e o lançamento de uma publicação compõem o projeto Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição. Ministradas por críticos e curadores, as palestras serão realizadas nos dias 17, 23 e 29 de abril, em Aracaju (SE ) e integram a segunda etapa do projeto, que percorreu três estados brasileiros.
Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste pretende simbolizar a condição social de perfis de trabalhadores nordestinos fora de sua região de origem através de uma investigação sobre seus corpos, seus ofícios e os produtos de seus trabalhos. O título do projeto é uma clara referência ao trabalho pioneiro realizado pelo escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945), entre os anos de 1928 e 1929, chamado “viagem etnográfica”, no qual estudou in loco aspectos da cultura no nordeste do Brasil.
Para desenvolver o trabalho, o artista Alan Adi e o sociólogo Ivan Masafret partiram de Sergipe e viajaram para as cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e Brasília (DF), três importantes espaços demarcados historicamente com grandes fluxos da migração nordestina.
Procurando pessoas, histórias, lugares e toda sorte de eventos imprevisíveis que tenham alguma forma de relação com este migrante nordestino, reuniram matéria prima para a construção de instalações artísticas, exibidas publicamente em cada uma das cidades visitadas.
Na segunda etapa do projeto, serão ministradas as palestras sob o tema geral “arte e viagem”, em Aracaju (SE), cidade de origem do percurso, por três nomes da curadoria e crítica de arte no Brasil, cada um de uma cidade visitada (SP, PA, DF).
O projeto Etnografia da Viagem conta ainda com uma terceira etapa. No mês de junho, será realizada uma palestra sobre a produção contemporânea nordestina, com o curador Marcelo Campos (RJ), além do lançamento de uma publicação que traz fotos, textos e elementos recolhidos durante o percurso do projeto.
Etnografia da Viagem – o nordestino além do Nordeste
Palestras:
17 de abril (sexta-feira) – Agnaldo Farias (SP) – É um dos maiores nomes da arte no país, tendo diversas mostras sob sua curadoria, a exemplo da 29ª Bienal de São Paulo e Pavilhão brasileiro da 54ª Bienal de Veneza.
23 de abril (quinta-feira) – Vânia Leal (PA) – Envolvida em importantes programas culturais,é uma das responsáveis pela continuidade do Arte Pará, um dos mais duradouros e importantes salões de arte do país.
29 de abril (quarta-feira) – Matias Monteiro (DF) – Mestre em Poéticas contemporâneas, traz no extenso currículo colaborações no circuito das artes, como o programa Rumos Itaú Cultural.
Horário: 19h
Local: Auditório da Sociedade Semear
Rua Cristina nº 148, Bairro São José – Aracaju (SE)
Fonte: Ascom Funarte
Deixe uma resposta