Com festa e muitos presentes, no dia 15 de dezembro, aconteceu o encerramento das atividades de 2016 do Projeto Amiguinhos na sede localizada no Conjunto Almirante Tamandaré. O Projeto amiguinhos – Educação, Cidadania e Inclusão Social, coordenado pelo Sargento Sandro Soares Oliveira, é uma ação de prevenção primaria desenvolvida pelo Instituto Amigos da Inclusão Social. Desde a sua criação, em julho de 2004, já assistiu aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes e, atualmente, atende a 100 pequenos cidadãos.
A festa de encerramento contou com a presença dos parceiros do projeto, dentre eles, a Unimed Sergipe. Na ocasião, os pequenos puderam participar de várias brincadeiras e receber os presentes pedidos nas cartinhas para Papai Noel que todos escreveram. Muitas dessas cartinhas foram adotadas pelos colaboradores da cooperativa, que também abraçaram a Campanha Papai Noel dos Correios, em um esforço que permitiu um Natal mais feliz para todas elas.
O Projeto Amiguinhos desenvolve inúmeras ações com seus alunos em um cronograma diversificado que inclui artes, esportes e até civismo. Todos os assistidos contam também com reforço escolar, utilizado como mecanismo para o aprimoramento do caráter, da personalidade e da cultura. O impacto de um trabalho tão bem construído aparece da melhor maneira possível: com a redução da permanência das crianças nas ruas em estado de vulnerabilidade social, as melhorias nos índices de aprovação e redução da evasão escolar, a integração dos pais e a comunidade através de atividades coletivas, e o respeito à dignidade e promoção da cidadania e disciplina.
Desde 2007, o projeto é apoiado pela Unimed Sergipe, tendo sido indicado, através da Fundação Itaú Social, nas edições do Prêmio Itaú – UNICEF nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2014. Já foi reconhecido por diversas instituições, como o Ministério Publico do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência – NAIA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e o Centro de Estudo e Pesquisas em Educação e Cultura – CENPEC, além de ter sido destaque em publicações importantes com circulação nacional.
Deixe uma resposta