Informações do Post - - Enium Criação de Sites - - 18 de dezembro de 2014 | - 5:56 - - Home » - - Sem Comentários

PM encerra 1ª etapa do projeto ‘Polícia Cidadã: Minha Escola Mais Segura’ no Santa Maria

Foto

Foto

A Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), encerrou na quarta-feira, 17, a 1ª etapa do projeto ‘Polícia Cidadã: Minha Escola Mais Segura’, realizado em escolas do bairro Santa Maria, em Aracaju. A ação tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção à violência e à criminalidade na referida localidade.

O encerramento ocorreu na Escola Municipal Irene Romão de Brito, no bairro Santa Maria, oportunidade onde diversos professores destacaram a importância do projeto para a comunidade como um todo. O projeto ‘Polícia Cidadã: Minha Escola Mais Segura’ consiste em um conjunto de medidas em rede com diversos atores integrantes da Polícia Militar, que apresentarão alternativas prazerosas de combate ao crescimento da violência no interior e no entorno escolar. Todas as propostas terão como eixo basilar o ‘Modelo de Tomada de Decisão’ do Proerd, para que as crianças envolvidas no projeto façam escolhas sábias e tomem decisões sadias para a vida.

“O problema da violência não pode ser solucionado apenas por agentes da segurança pública, mas necessita de uma atuação conjunta com órgãos públicos e a própria sociedade. É necessário responsabilização e atuação integrada da sociedade civil e dos órgãos públicos: ouvir, refletir, planejar e agir numa perspectiva ampliada e conjuntamente”, pontuou a capitã Adriana Littig, coordenadora do Proerd em Sergipe.

Como resultado da aproximação entre a PM e a comunidade, o projeto pretende diagnosticar problemas de segurança pública, aumentar o nível de segurança nos estabelecimentos de ensino, diminuir a evasão escolar, despertar o interesse dos alunos na busca de ações coletivas preventivas; resgatar o civismo nas escolas, através de leituras musicais e comportamentos do cotidiano; realizar a prevenção da violência no trânsito; aproximar as crianças e os adolescentes da arte musical e do esporte, estimulando o interesse delas por estas atividades; despertar o respeito, a sensibilidade e o coleguismo para uma cultura de paz.

Opinião de professores

“A palestra do cabo Edelvan foi simplesmente sensacional. Falou de forma simples e objetiva motivando nossos alunos a concretizarem seus sonhos através da educação. Cada vez mais me sinto feliz em ter abraçado o projeto do Proerd. Realmente vocês fazem uma polícia cidadã, uma polícia de aproximação.  Simplesmente obrigada e parabéns”, declarou a professora Otília Tatiana de Cácia da Concessão Ferreira, diretora do colégio Albano Franco.

“Estou muito feliz por fazer parte deste grupo. Quero agradecer de coração a essa  equipe do Proerd. Sei que o projeto foi muito bem elaborado, mas para ter um sucesso deste somente tendo à frente pessoas compromissadas como vocês”, declarou a professora Helena, coordenadora do colégio Coelho Neto.

“Nos sentimos verdadeiramente honrados pela presença desta equipe durante toda a semana. Temos certeza de que essa vivência ficará marcada  no coraçãozinho de cada criança do Coelho Neto. Parabéns pelo excelente trabalho, em prol de uma sociedade melhor. Nós que fazemos a família Coelho Neto agradecemos pelo ensino, demonstração e troca de experiências”, disse a professora Dulce, diretora do colégio Coelho Neto.

“Venho aqui registrar o agradecimento da EMEI Irene Romão de Brito à equipe pelo excelente trabalho desenvolvido em nossa Unidade de Ensino. Um trabalho edificante, necessário e muito bem elaborado. Nossas crianças levarão para sempre as palavras  ditas pelas autoridades que aqui estiveram. A abordagem de vocês foi super adequada aos pequenos. Desejo que esse projeto cresça porque é maravilhoso ajudar a edificar, orientar a nossa comunidade. Com certeza, poderemos desfrutar futuramente de mais paz”, finalizou a professora Nelma, diretora da escola Irene Romão.

Deixe uma resposta