Informações do Post - - Jamisson Muniz - - 6 de outubro de 2021 | - 11:37 - - Home » » - - Sem Comentários

Mais de 4 mil celulares foram furtados este ano em SE

Os bairros com maior incidência são Centro, Santa Maria e Santos Dumont

Os crimes de roubo e furto a celulares ainda é bastante comum em todo o Brasil, e em Sergipe não é diferente. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no ano passado 6.741 celulares foram furtados ou roubados, este ano o número de registros já chega a 4.350. Os bairros com maior incidência desses crimes são Centro, Santa Maria e Santos Dumont.

A coordenadora das delegacias da capital, a delegada Rosana Freitas, além do Alerta Celular – que é uma ferramenta importante no combate ao roubo e furto deste tipo de equipamento –, as delegacias da capital e as metropolitas têm feito um trabalho importante de recuperação a partir de dados fornecidos pelas vítimas. “São feitas investigações que chegam localização do aparelho. Há receptadores de má fé, pessoas que compram esse tipo de equipamento para vender abaixo do preço de mercado”, revelou.

A delegada destaca também que o trabalho de recuperação tem sido importante para restituir o patrimônio da vítima, como também para identificar as associações criminosas que atuam tanto no furto, roubo, receptação e comercialização desses produtos provenientes de crime. “A recuperação dos aparelhos tem sido com frequência, isso acaba desestimulando esse tipo de ocorrência, pois não é interessante ao infrator que ele seja identificado e preso”. Freitas reforça a importância da população ter em mãos dados relativos aos aparelhos subtraídos como modelo e Imei e que informem isso no momento do registro do boletim de ocorrência para que as diligências possam ser empreendidas. É importante também que a população contribua com condutas ativas pessoais no sentido de se preservar e proteger-se. “Evitar ficar em locais ermos falando ao telefone distraidamente, evitar ficar em carros, mandado mensagem em aplicativo, ter cuidado em locais com aglomeração agora que esse tipo de situação já está sendo permitida, pois é comum pessoas estarem em shows, feiras livres e se distraírem”.

A delegada reforça ainda que é necessário o apoio da população no sentido de evitar os furtos e também no sentido de adquirir produtos com características ou suspeitos de serem roubados ou furtados. “Por exemplo, uma pessoa que quer adquirir um aparelho e ele está com o preço muito abaixo do mercado ou sem nota fiscal, pode suspeitar de que se trata de um produto roubado ou furtado e deve evitar esse tipo de aquisição”, reforçou.

ALERTA CELULAR
O Alerta Celular permite que o usuário faça o cadastro dos códigos que identificam cada aparelho celular (Imei), de números para contato e a emissão de um alerta em casos de roubo, furto ou perda do celular. Ele funciona a partir do cadastro do Imei (número de identificação do dispositivo) no sistema da SSP. Em caso de perda, roubo ou furto a polícia pode encontrar o seu aparelho e devolvê-lo a você.

COMO DESCUBRO O IMEI DO MEU APARELHO?
É simples, basta digitar #06# na tela de discagem e o seu número de Imei irá aparecer na tela. Essa sequência numérica também encontra-se impressa na caixa do celular.

NO MEU APARELHO APARECERAM DOIS IMEIS.
O QUE FAZER? No sistema é possível adicionar mais de um Imei por aparelho e é isso que deve ser feito. Caso o seu aparelho possua dois CHIPs, ele também terá dois Imeis e ambos devem ser cadastrados no sistema para facilitar a pesquisa do policial e acelerar a recuperação do seu aparelho.

E SE EU VENDER O MEU APARELHO?
Em caso de venda ou doação do aparelho é só removê- -lo da sua lista de dispositivos a qualquer hora, basta que o dispositivo não esteja em alerta. A outra pessoa que obter o aparelho também poderá cadastrar este mesmo aparelho no Alerta Celular.

Por Grecy Andrade
Foto: André Moreira

Deixe uma resposta