Informações do Post - - Enium Criação de Sites - - 7 de julho de 2015 | - 9:08 - - Home » - - Sem Comentários

Deputado Subtenente Gonzaga apresenta Projeto que estabelece Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar

O deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG) apresentou o Projeto de Lei n° 2062/2015 para instituir o Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar, a ser comemorado anualmente no dia 24 de junho, em todo território nacional.

A data da comemoração é uma homenagem ao Cabo Valério, morto durante a greve do Movimento de 1997 que iniciou no Estado de Minas Gerais no dia 13 de junho e se alastrou por todo o país, em um discurso na praça pública por encorajar os Praças a lutarem por melhores condições de trabalho, salarial e dignidade à pessoa humana. Naquela época, as manifestações eram vistas pelos governadores como sendo de rebelião, de baderna, desrespeito com a quebra de disciplina e hierarquia.

Homenagem
No dia 24 de junho, na hora de sua morte, Cabo Valério estava apaziguando os ânimos e contendo a todos por acreditar que o diálogo é o melhor caminho para o entendimento. Ele foi morto com um tiro na cabeça, em um local onde havia mais de seis mil policiais e bombeiros militares.

“Com a morte do Cabo Valério, o Governo reabriu as negociações e reconheceu a legitimidade do Movimento, anistiando Policiais Militares e dando autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiro. Nenhum de nós teria condições de prever o que seria de nossa classe no Brasil, sem a morte desse grande profissional, que foi Valério. Esta é a razão de termos eleito o dia 24 de junho para homenagear todos os policiais e bombeiros militares, já que este dia é um divisor de águas entre o passado e o futuro destes profissionais da segurança pública”, explanou Gonzaga.

Deixe uma resposta