Informações do Post - - Assomise - - 3 de julho de 2017 | - 5:06 - - Home » » - - Sem Comentários

Semana do Bombeiro conta com doação de sangue e vacinação

Nesta segunda-feira (03), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promoveu uma campanha interna para doação de sangue e captação de doadores voluntários de medula óssea. A iniciativa fez parte das atividades alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 02 de julho. Um grupo de bombeiros foi ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), no bairro Capucho, em Aracaju/SE, para fazer cadastramento e coleta de sangue.

De acordo com a responsável pelo Setor de Captação de Sangue do Hemose, Rosely Dantas, parcerias como esta são importantes para abastecer o estoque e atender à demanda hospitalar. “Diariamente, precisamos ter, em nosso atendimento, 120 doações, mas atualmente temos em torno de 80 por dia. A participação dos bombeiros nos dá mais essa segurança para atender à demanda, principalmente do HUSE (Hospital de Urgências de Sergipe). Sempre que precisamos, nós acionamos os bombeiros. Desta vez, eles mesmo agendaram com o Hemose para ajudar a abastecer nosso estoque”, explica.

Para o aluno do CHO BM Antônio Dória Neto, que se ofereceu para a doação voluntária, o ato de salvar vidas vai além da atuação em resgates e salvamentos, se estendendo para um simples ato como este. “Sempre que posso, faço a doação de sangue para quem precisa. Futuramente, podemos ficar doentes e precisar da ajuda dos outros”, diz. “A solidariedade é o mais importante. Se estamos bem de saúde, precisamos ajudar quem precisa”, ressalta o aluno do CHO BM Ronado Farias.

Aos militares que não puderam fazer a doação, o Corpo de Bombeiros disponibilizou, no quartel do comando geral, em Aracaju/SE, vacinas contra a gripe; contra a hepatite B; dupla DT (difteria e tétano) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Segundo o subtenente BM Sinério dos Santos, manter o cartão de vacinas atualizado é fundamental para os bombeiros, em virtude das situações de risco com as quais se depara diariamente em diversas ocorrências. “Desde que eu entrei nos bombeiros, há 25 anos, eu me vacino regularmente, seja no CBMSE ou em postos de saúde. Isso é necessário para não correr o risco de contaminação”, afirma.

A cabo BM Cláudia Cruz reforça a afirmação de Sinério: “como trabalhamos em diversas ocorrências e temos contato com várias pessoas, é importante estarmos protegidos, não só para a gente, mas para nossa família também”.

Assim como a doação de sangue, a vacinação fez parte das ações da Semana do Bombeiro, que segue com atividades até a próxima sexta-feira (07). A programação especial continua amanhã (04), com o projeto “A Escola vai ao Bombeiro”, em que alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dom José Vicente Távora farão uma visita ao quartel central, para conhecerem as viaturas e os materiais operacionais usados nas ocorrências.

Deixe uma resposta