Informações do Post - - Assomise - - 29 de março de 2017 | - 8:38 - - Home » - - Sem Comentários

Presidente da Assomise participa de posse de Conselho Comunitário de Segurança

Foto ASCOM

Na tarde desta quarta-feira, 29, o presidente da Associação dos Oficiais Militares PM e BM de Sergipe e Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, Tenente Coronel Adriano Reis, participou da cerimônia de posse da nova diretoria do conselho comunitário de segurança dos bairros Bugio e Jardim Centenário.

Os conselhos de segurança consistem em grupos de pessoas de uma mesma comunidade, bairro ou município, que se reúnem no intuito de discutir, analisar e desenvolver práticas de segurança que possam resolver os problemas nas regiões em que eles se encontram, principalmente com trabalhos de prevenção às drogas e criminalidade. Em Sergipe, existem 81 conselhos espalhados por todo o estado, filiados a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe. Para o presidente da Feconseg/SE, Ailton Figuerôa, o trabalho tem surtido efeito. “Em 2014 tínhamos apenas 23 conselhos, hoje temos 81, com mais de 2400 pessoas voluntárias, isso mostra que a comunidade vem se interessando em participar e buscar soluções para os problemas, não sendo conivente com a falta de segurança, eles buscam prevenir a violência”, afirmou.

O presidente da Assomise, Coronel Adriano Reis, confirma a importância dos trabalhos promovidos pelos conselhos comunitários. “É importante essa integração da polícia com a comunidade, buscando desmitificar o trabalho do militar, pois muitos ainda confundem a ditadura com o trabalho da polícia, sem entender que a PM é parceira da sociedade, buscando melhorar e resolver as questões da segurança pública, com um trabalho preventivo”. Para Adriano Reis a prevenção é o melhor caminho, principalmente com atividades lúdicas. “As ações dos conselhos não se restringem em apresentar os problemas e resolve-los, mas também do trabalho preventivo, com atividades culturais, na Assomise por exemplo patrocinamos atletas, incentivamos músicos e desenvolvemos projetos, temos a Brigada Mirim como um carro chefe, que visa oportunizar às crianças e adolescentes atividades que estimulam o desenvolvimento cultural, social e econômico, além de incentivar a convivência familiar e comunitária”, disse.

A busca de parcerias para desenvolvimento de ações sociais será um dos objetivos da gestão do presidente do Conselho Comunitário do Bugio, Diogo Brito. “A segurança pública pode ser melhorada, diminuindo a violência com trabalhos sociais, precisamos investir em atividades culturais e esportivas, acredito que seja um meio de combate a esses problemas, e buscaremos trabalhar para a nossa comunidade”, concluiu.

Estiverem presentes na posse o deputado estadual Capitão Samuel, Coronel Carlos Augusto, além de diversos membros da sociedade civil.

Ascom Assomise

Deixe uma resposta